Abstract:Introdução: A Teoria da Cognição Situada destaca o potencial do trabalho em grupo e é significativa para a compreensão do acesso ao conhecimento e à criatividade. Portanto, propõe-se que essa teoria possa fundamentar as bases teóricas do processo de ensino-aprendizagem on-line na área da saúde. Objetivo: Relatar a experiência da utilização de um fórum de discussão online sobre hipertensão arterial sistêmica a partir da teoria da cognição situada. Métodos: Participaram do estudo 20 discentes dos cursos de enfer… Show more
“…Os cursos online e demais tecnologias virtuais são ferramentas valiosas ao possibilitarem a interação em ambientes controlados, seguros e favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem, sobretudo de temas subjetivos como o sofrimento humano. Portanto, faz-se imprescindível avaliar criteriosamente os recursos tecnológicos adequados aos objetivos educacionais de cada curso, a fim de que ele seja exitoso (25)(26)(27) . No curso desenvolvido, cada atividade foi previamente planejada por meio de mapa de atividades e de discussões com especialistas, o que se refletiu na avaliação final satisfatória, podendo assim, ser aplicado em outros contextos educacionais.…”
Objetivo: Desenvolver e avaliar um curso online sobre Escuta Empática para enfermeiros que atuam no cuidado a puérperas. Material e Método: Pesquisa metodológica de produção de um curso baseado no Design Instrucional ADDIE com duas unidades: “Introdução ao adoecimento psíquico decorrente do puerpério” e “Intervenção Escuta Empática”. O conteúdo foi submetido à validação por especialistas em saúde materno-infantil e tecnologia da informação. Resultados: Participaram do estudo 15 especialistas, sendo 12 da área de saúde materno-infantil e três de tecnologia da informação. O curso foi avaliado pelos critérios de clareza, pertinência e abrangência, sendo o Coeficiente de Kappa (CK) modificado total de 0,95. Na avaliação, o curso obteve pontuação 0,94. As observações dos especialistas sobre as três atividades com CK menor que 1,0 referiramse a sugestões sobre mudanças de layout, alterações de algumas expressões que poderiam gerar dúvidas aos participantes, e sugestão para inclusão de mais informações sobre a Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburg enquanto suporte para diagnóstico dos transtornos psiquiátricos decorrentes do puerpério. Conclusão: O curso online sobre Escuta Empática teve seu conteúdo validado e foi avaliado como de boa qualidade. A aplicação de cursos em plataformas virtuais facilita o acesso dos enfermeiros à conteúdos atuais que podem contribuir para melhoria da prática clínica.
“…Os cursos online e demais tecnologias virtuais são ferramentas valiosas ao possibilitarem a interação em ambientes controlados, seguros e favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem, sobretudo de temas subjetivos como o sofrimento humano. Portanto, faz-se imprescindível avaliar criteriosamente os recursos tecnológicos adequados aos objetivos educacionais de cada curso, a fim de que ele seja exitoso (25)(26)(27) . No curso desenvolvido, cada atividade foi previamente planejada por meio de mapa de atividades e de discussões com especialistas, o que se refletiu na avaliação final satisfatória, podendo assim, ser aplicado em outros contextos educacionais.…”
Objetivo: Desenvolver e avaliar um curso online sobre Escuta Empática para enfermeiros que atuam no cuidado a puérperas. Material e Método: Pesquisa metodológica de produção de um curso baseado no Design Instrucional ADDIE com duas unidades: “Introdução ao adoecimento psíquico decorrente do puerpério” e “Intervenção Escuta Empática”. O conteúdo foi submetido à validação por especialistas em saúde materno-infantil e tecnologia da informação. Resultados: Participaram do estudo 15 especialistas, sendo 12 da área de saúde materno-infantil e três de tecnologia da informação. O curso foi avaliado pelos critérios de clareza, pertinência e abrangência, sendo o Coeficiente de Kappa (CK) modificado total de 0,95. Na avaliação, o curso obteve pontuação 0,94. As observações dos especialistas sobre as três atividades com CK menor que 1,0 referiramse a sugestões sobre mudanças de layout, alterações de algumas expressões que poderiam gerar dúvidas aos participantes, e sugestão para inclusão de mais informações sobre a Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburg enquanto suporte para diagnóstico dos transtornos psiquiátricos decorrentes do puerpério. Conclusão: O curso online sobre Escuta Empática teve seu conteúdo validado e foi avaliado como de boa qualidade. A aplicação de cursos em plataformas virtuais facilita o acesso dos enfermeiros à conteúdos atuais que podem contribuir para melhoria da prática clínica.
scite is a Brooklyn-based organization that helps researchers better discover and understand research articles through Smart Citations–citations that display the context of the citation and describe whether the article provides supporting or contrasting evidence. scite is used by students and researchers from around the world and is funded in part by the National Science Foundation and the National Institute on Drug Abuse of the National Institutes of Health.